Satisfazendo uma solicitação da Direcção do Hospital das Forças Armadas (HFAR), o Exército, através da coordenação técnica da Direcção de Infra-Estruturas e com execução do Regimento de Engenharia Nº 1, procedeu no passado dia 01 Fevereiro de 2014 à demolição por implosão do Edifício C5 do HFAR.
O edifício, construído na década de 1970, possuía três pisos, uma área de implantação de 650 m2 e destinava-se a alojamento colectivo.
A preparação do edifício para a implosão segundo o mecanismo de colapso incremental, incluiu a prévia remoção selectiva de todos os materiais não pétreos e o seu pré-enfraquecimento estrutural.
As cargas explosivas, colocadas em carotes realizadas nos elementos estruturais verticais e seladas com argamassa de presa rápida, foram accionadas de forma sequencial de modo a quebrar as linhas de apoio sucessivas, provocando o colapso da estrutura de forma controlada por acção do seu próprio peso. As temporizações introduzidas na iniciação das cargas permitiram obter uma elevada fragmentação da estrutura e a minimização das vibrações introduzidas no solo e do ruído produzido.
O apoio do Exército ao HFAR ficará concluído com a remoção dos escombros, que se estima concluir até ao fim do mês de Fevereiro. Fonte: Exército
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.