No âmbito da implementação na KCD do Plano Qadam ba Qadam, que incorpora um conjunto de projectos com vista ao desenvolvimento das áreas que o Major-General Qadam Shah, comandante da KCD, definiu como prioridade desenvolver (planeamento, manutenção, treino, pessoal, informações e comando e controlo) e cujo acompanhamento e gestão por parte do estado-maior da divisão obriga ao conhecimento e à utilização das ferramentas informáticas, realizou-se entre os dias 19 e 22 de Janeiro de 2014, o primeiro curso do Microsoft Outlook.
O planeamento deste curso, que aparece na sequência da implementação do Plano Qadam ba Qadam, teve como formandos doze oficiais e dois sargentos e contou com a presença, como aluno, do comandante da KCD, e de todo o seu estado-maior.
O curso foi ministrado por elementos do CN e teve como objectivo desenvolver níveis básicos de utilização e do conhecimento das capacidades do Microsoft Outlook, para que todo o estado-maior da KCD possa em breve, iniciar um novo tipo de comunicação entre si, promovendo dinâmicas de grupo e de coesão colectiva, essenciais aos novos desafios de liderança que o seu comandante entende serem essenciais para o futuro da sua divisão. Outras réplicas deste curso seguir-se-ão no futuro, desta feita conduzidas pela própria KCD. Neste particular, considera-se dado o primeiro passo para o início da "era digital" na 111th Capital Divison.
Para complemento do curso de Outlook, foi ainda ministrado pelo chefe do G6 da KCD, apoiado pelos advisors da MAT, formação sobre o gráfico deGantt, ou diagrama de Gantt, que é uma ferramenta de software que permite efetuar o acompanhamento da evolução das actividades que fazem parte dos projectos do Plano Qadam ba Qadam.
VISITA A OBRAS DE BENEFICIAÇÃO DA ACADEMIA DA FORÇA AÉREA AFEGÃ
Elementos da Força Aérea Portuguesa que integram o 7.º Contingente Nacional e prestam assessoria na Pohantoon-e-Hawayee (Academia da Força Aérea afegã) visitaram as obras de beneficiação das instalações que irão receber os novos alunos do Officer Candidate School (OCS). A acompanhá-los encontrava-se o Chief of Staff da PeH, Lt Col Matiullah, e uma comitiva de oficiais afegãos deste estabelecimento de ensino militar.
O OCS iniciar-se-á em 22 de Março de 2014, terá uma duração prevista de 18 meses e representa um marco importante na história recente da Pohantoon-e-Hawayee, visto que pela primeira vez serão formados oficiais por esta Academia oriundos da sociedade civil.
EQUIPA DO KAIA TRANSITION PLAN (P15) DO CN/ ISAF COMPLETA MAIS UMA FASE DE FORMAÇÃO A 22 ALUNOS AFEGÃOS
Decorrente da participação de Portugal na International Security Assistance Force (ISAF), a Força Aérea Portuguesa tem actualmente uma equipa de 11 militares a ministrar formação a formandos afegãos no aeroporto internacional de Cabul.
Esta formação insere-se no Programa de Transição do Kabul International Airport (KIA) e materializa-se nas valências de Air Traffic Control, Flight Safety, Meteorology e Communications, Navigation and Surveillance (CNS).
No dia 25 de Janeiro concluiu-se uma nova Fase do Curso CNS em que a terminaram com sucesso mais 22 alunos afegãos. A formação em CNS teve início em Abril de 2012 com o objectivo de qualificar técnicos de acordo com os requisitos da International Civil Aviation Organization publicadas no Air Traffic Safety Electronics Personnel.
Espera-se que estes técnicos assumam em pleno as suas funções até final de 2014, data em que a ISAF transferirá toda a responsabilidade de gestão e funcionamento do KIA para o Ministério dos Transportes e Aviação Civil Afegão. (Notícia e Créditos Fotográficos : EMGFA)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.