O DYNAMIC MONGOOSE 2014 (DMON 14), exercício NATO de guerra submarina, realizou-se na Noruega entre 14 a 21 de Fevereiro.
Portugal, Noruega, França, Alemanha, Reino Unido e Polónia participaram, sob o comando da SNMG1 (Standing NATO Maritime Group ONE), com meios submarinos (Portugal, Noruega e França), meios navais e meios aéreos e em que a Noruega, nação anfitriã, proporcionou o apoio necessário através da Base Naval de Haakonsvern e da Base Aérea de Sola.
O exercício teve por finalidade proporcionar a actuação conjunta às nações participantes, num cenário de guerra complexo, permitindo o treino e a interoperabilidade na guerra anti-submarina e anti-superfície.
Para apoiar o ambiente simulado, quatro aeronaves de patrulha marítima e helicópteros da França, Alemanha e do Reino Unido conduziram operações a partir da base de Sola, sob o comando do pessoal da NATO Maritime Air Command (COMMARAIR).
Comandante do COMSUBNATO, Rear Admiral Bob Kamenky, referiu que "o exercício oferece uma excelente oportunidade para unidades de superfície e ar testarem as suas capacidades, equipamentos e procedimentos tácticos contra submarinos extremamente versáteis", tendo mencionado ainda que "estamos ansiosos para as lições aprendidas por todos os participantes em ambiente realista". (EMGFA)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.