Cerimónia de atribuição de Actos Nobres pela Nobre Casa da Cidadania, Vila Franca de Xira (Emgfa) |
Estas cerimónias que a Nobre Casa de Cidadania promove, visa o reconhecimento público destes Actos, de modo a evitar que estes cidadãos caiam no esquecimento e através desses exemplos estimular e motivar à Cidadania, contribuindo para a melhoria cívica do indivíduo e da sociedade.
A Nobre Casa de Cidadania, surgiu sob a mentoria da empresa Nobre que, a partir do Movimento Portugal é Nobre, percebeu a necessidade e oportunidade de homenagear os bons exemplos e exaltá-los, através da sua divulgação. Nasceu em maio de 2013 e ao longo do primeiro ano de actividade atribuiu Louvor a 24 cidadãos, de diferentes zonas do país, estratos sociais e idades demonstrando que qualquer cidadão pode praticar um Ato Nobre.
A sua principal missão é reconhecer e homenagear os Actos Nobres que sejam da autoria do cidadão comum e sensibilizar, através do exemplo, para a prática da Cidadania.
A Nobre Casa de Cidadania assenta a sua acção em três objectivos:
1. Identificar, reconhecer e distinguir cidadãos nacionais ou estrangeiros residentes em Portugal que se notabilizem pela realização de feitos, méritos ou acções de excepcional nobreza, de modo a dignificar e homenagear os cidadãos que praticam Actos Nobres;
2. Promover, através da educação pelo exemplo, a realização de Actos Nobres;
3. Divulgar e eternizar feitos, méritos ou acções de excepcional nobreza praticados por cidadãos nacionais ou estrangeiros residentes em Portugal.
A selecção das histórias a agraciar é feita pelo Conselho Institucional da Nobre Casa de Cidadania, formado pela Autoridade Nacional para a Protecção Civil, o Corpo Nacional de Escutas, a Direção Geral de Educação, o Estado-Maior-General das Forças Armadas, a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, a Fundação para a Ciência e Tecnologia, a GRACE, o INEM, a Liga dos Bombeiros Portugueses, a Plataforma Portuguesa das ONGs para o Desenvolvimento e a Polícia de Segurança Pública.CFR José Lucena, numa intervenção em nome do GEN CEMGFA
A representar o Conselho Institucional da Nobre Casa de Cidadania estiveram o Comandante José Lucena, (Intervenção em Representação do Senhor Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas), António Marques, Secretário da Mesa dos Congressos da Liga dos Bombeiros Portugueses, João Teixeira, Secretário Executivo Nacional do Corpo Nacional de Escutas e, João Cardoso Marques, Representante do Instituto Nacional de Emergência Médica. Estiveram igualmente presentes Carlos Fernandes, Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca de Xira e Rui Silva, mentor da Nobre Casa de Cidadania.
Descubra os Actos Nobre de cada um dos agraciados da 3ª Cerimónia de Atribuição de Louvores da Nobre Casa de Cidadania: (PDF)
A Nobre Casa de Cidadania continuará a receber propostas de cidadãos que pretendem prestar o seu reconhecimento por um Ato Nobre que tenham presenciado ou de que tenham sido alvo. Basta para isso, aceder a www.nobrecasadecidadania.pt. (Fonte: EMGFA)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.