A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) apresenta hoje o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) para este ano, que contará com um reforço de meios.
A apresentação do dispositivo planeado para a época de incêndios florestais deste ano vai ser feita pelo comandante operacional nacional, José Manuel Moura, numa conferência de imprensa, em que estará também presente o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.
Numa sessão realizada no passado sábado, em Santarém, com cerca de 700 representantes das associações e corporações de bombeiros de todo o país, o ministro garantiu que haverá mais meios de combate aos incêndios florestais durante o verão.
Miguel Macedo assegurou que está a ser feita uma "aposta num dispositivo reforçado", que compreenda as questões e problemas colocados pelas corporações de bombeiros, e que crie condições para que as "exigências operacionais não fiquem condicionadas por constrangimentos financeiros das corporações".
Antes da conferência de imprensa, realiza-se na ANPC, em Carnaxide, uma reunião da Comissão Nacional de Protecção Civil para apreciação e aprovação da Directiva Operacional Nacional, documento de planeamento e de organização operacional do DECIF.
Em 2013, os incêndios florestais provocaram nove mortos, oito bombeiros e um autarca, e consumiram mais de 145 mil hectares, a maior área ardida dos últimos oito anos. Lusa/SOL
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.