O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, anunciou a criação de um museu dedicado aos estaleiros navais da cidade, através de um acordo que será estabelecido com o Ministério da Defesa Nacional.
A intenção de reunir o espólio da empresa e colocá-lo sob alçada do município tinha já sido divulgada pelo autarca, em Junho de 2013, mas só este sábado é que o presidente da câmara informou que já foi concluído o levantamento e identificação de «milhares de peças com valor histórico e patrimonial», de onde constam desenhos e maquetas dos primeiros navios, cartas, fotografias e ferramentas ilustrativas da evolução da construção naval.
«O nosso objectivo é fazer um grande museu dedicado à construção naval, com as diversas tecnologias e instrumentos utilizados ao longo dos tempos. A Câmara Municipal deu garantias ao Estado português de que ira criar um espaço condigno para acolher este material, não só para visitação como também para estudo», explicou José Maria Costa.
Recorde-se que os terrenos e infraestruturas dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, que construíram mais de 220 navios em 70 anos, foram subconcessionados este ano ao grupo Martifer, o que levará à extinção da empresa pública. (Fonte: Jornal A Bola)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.