Portugal participa no EXERCÍCIO SAHARAN EXPRESS, que se realiza na Costa Ocidental Africana, entre 06 e 13 de Março.
O exercício multinacional tem como objectivo estratégico o reforço da capacidade dos parceiros africanos no combate às ameaças marítimas e promover a cooperação entre parceiros Africanos com os Estados Unidos e a Europa.
Navios e aeronaves de 11 países (Portugal, Cabo Verde, Senegal, Marrocos, França, Reino Unido, Espanha, Estados Unidos, Mauritânia, Holanda e Libéria), iniciarão o exercício de segurança na costa africana para fiscalizar e detectar várias ameaças.
Os objectivos específicos deste exercício são: 1) reforçar a interoperabilidade entre MOCs (Maritime Oprerations Center) e meios navais; 2) promover a edificação da MDA (Maritime Domain Awareness); 3) treinar a capacidade MIO (Maritime InterdictionOperations); 4) reforçar a capacidade de troca de informação; 5) desenvolver a capacidade operacional face a ameaças marítimas e; 6) desenvolver a coordenação interagências dentro de cada nação participante.
Portugal participa no SAHARAN EXPRESS com um navio da Marinha, o NRP Bartolomeu Dias e uma Aeronave P3-C, totalizando cerca de 203 militares. (EMGFA)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.