24 de março de 2014

Força Aérea vai patrulhar espaço aéreo dos Bálticos

O Conselho Superior de Defesa Nacional (CSDN) deu, esta segunda-feira, parecer favorável a uma missão de patrulhamento do espaço aéreo dos países bálticos pela Força Aérea.

A missão de quatro meses ficará sediada na Lituânia, deverá realizar-se no Outono e envolverá o emprego de seis caças F-16 e 70 efectivos da Força Aérea.

Esta missão, que se realiza sob a bandeira da NATO e já foi assumida em 2007 por Portugal, é anunciada numa altura de crescente tensão entre os aliados e a Rússia por causa da Ucrânia.

O CSDN também deu parecer favorável à proposta do Governo relativa a novos destacamentos das Forças Armadas" no exterior ao longo de 2014: uma missão de um mês na República Centro Africana, com um avião C-130 e 47 militares (a sediar no Gabão), e outra de apoio às operações de segurança no Mediterrâneo para neutralizar as armas químicas da Síria (esta com um avião P-3C e 22 militares).

Haverá ainda um reforço de cinco militares portugueses na missão de treino da UE no Mali e a redução de 60 efectivos no Afeganistão. (DN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.