31 de março de 2014

MARINHA REALIZA EXERCÍCIO INSTREX 14

A Marinha realiza, no período de 24 de Março a 4 de Abril, o exercício naval INSTREX 14. Participam neste exercício sete navios de superfície, um submarino, dois tipos diferentes de aeronaves da Força Aérea Portuguesa e forças de Mergulhadores e Fuzileiros embarcadas, envolvendo um total de cerca de 900 militares

​Para o comando e controlo dos meios envolvidos, embarca o Comandante e o Estado-Maior da Força Naval Portuguesa.

O INSTREX 14 tem como objectivo geral proporcionar treino às unidades participantes a fim de manter e melhorar os padrões de prontidão operacional estabelecidos, habilitando-as para o cumprimento das missões específicas e a sua integração em forças navais. Visa também desenvolver as capacidades da força naval portuguesa e do estado-maior embarcado em operações navais, com ênfase na condução de operações de segurança marítima. Paralelamente, colabora com o Plano de Treino Básico (PTB) do NRP D. Francisco de Almeida e apoia o curso de especialização de oficiais de acção táctica, nomeadamente na sua componente prática. O exercício iniciou com uma fase de treino preparatória, com os navios atracados na Base Naval de Lisboa, de 24 a 27 de Março, e uma fase de mar, na costa oeste de Portugal Continental, que começou a 30 de Março.

A Força Naval Portuguesa é comandada pelo Capitão-de-mar-e-guerra Croca Favinha e constitui-se como a Componente Naval da Força de Reacção Imediata (FRI) portuguesa.

O exercício INSTREX 14 é realizado sob o comando do Vice-almirante Monteiro Montenegro, Comandante Naval. (Fonte: MGP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.