11 de abril de 2014

CEMGFAs da CPLP reuniram em Lisboa

Decorreu, nos dias 9 e 10 de Abril, em Lisboa, a XVI reunião de Chefes de Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), no âmbito da componente de defesa e cooperação da CPLP.

O evento, presidido pelo Chefe-do-Estado-Maior-General das Forças Armadas Portuguesas, General Artur Pina Monteiro, contou com a participação dos representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

No âmbito desta reunião foram analisadas a Situação Político-Militar e as questões internacionais de Defesa e Segurança com eventuais implicações para os países da CPLP.

Na agenda dos Chefes Militares estiveram ainda a revisão do Protocolo de Cooperação da CPLP no Domínio da Defesa e os Exercícios da série FELINO.

O ciclo 2014-2015 do Exercício FELINO realiza-se em Timor-Leste e Portugal, respectivamente, sendo que as actividades de planeamento estão a decorrer conforme o plano. Nesta reunião ficou ainda definido que o próximo ciclo 2016-2017 se realizará em Cabo Verde e Angola, respectivamente.

No dia 10 de Abril, ao final da tarde, o CEMGFAs da CPLP foram recebidos pelo ministro da Defesa Nacional, no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, para a Recepção dos Alunos Bolseiros dos Países de Língua Oficial Portuguesa. (Defesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.