17 de abril de 2014

FULL OPERATIONAL CAPABILITY DA KFOR TACTICAL RESERVE MANOUVRE BATTALION

Integrado no processo de declaração da capacidade operacional completa da KFOR TACTICAL RESERVE MANOUVRE BATTALION (KTM) que decorreu de 07 a 14 de Abril de 2014, realizou-se em 12ABR14 nos arredores de PRISTINA, o exercício FOX da reserva táctica do comandante da KFOR - KTM. Durante o período descrito o esforço foi dirigido para a validação da unidade de escalão Batalhão (UEB), como um todo, incidindo o foco nos seguintes critérios:

1. Comando e Controlo;
2. Interoperabilidade;
3. Proteção da Força.

No âmbito do comando e controlo, foi divulgado o Plano Operacional (OPLAN) PARADIGM SHIFT, ordem preparatória (WINGO), ordem parcelar (FRAGO); realizaram-se apresentações para partilha de conhecimento táctico; materializou-se o ROCK DRILL do exercício FOX integrando diversas equipas multinacionais: Áustria, Croácia, Hungria Roménia e Ucrânia. Foram planeadas e executadas operações com meios aéreos e, foi lançado pela primeira vez em TO, um mini-UAV por uma unidade do exército, usado para protecção da força. O sistema foi operado, exclusivamente, por militares do 1BIMec, formados na Escola das Armas, em Mafra, e integrados no programa de emprego operacional do sistema da Brigada Mecanizada no âmbito do protocolo firmado entre o Exército, uma empresa e uma universidade. A captação e recepção de imagem dinâmica em tempo real contribuiu cabalmente para o sucesso da missão.

Da interoperabilidade, e com os intervenientes referidos, foram validados todos os processos de acção de comando.

Para a Protecção da Força, foi validada e obtida a harmonização da maior parte dos procedimentos, técnicas e tácticas padrão.

No exercício estiveram envolvidos os seguintes meios: 2 helicópteros MI 171, polícia militar internacional da KFOR, um canhão de água, uma equipa de engenharia Ucraniana, 50 viaturas, num total de cerca de 322 militares.

Em 14 de Abril de 2014, o KFOR TACTICAL RESERVE MANOUVRE BATTALION declarou a FULL OPERATIONAL CAPABILITY. (Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.