De acordo com o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), o exercício "Obangame Express 14", que se realiza até ao próximo dia 23, conta com a presença de 21 países dos continentes europeu, americano e africano.
O exercício visa "promover a cooperação entre os países participantes" e "reforçar a capacidade dos países africanos da região no combate às ameaças que se desenvolvem no ambiente marítimo, em particular a pirataria e o tráfico ilícito", refere o EMGFA, em comunicado.
Na fase de mar do exercício, "serão treinadas técnicas de abordagem e vistoria com acções de emergência médica e busca e salvamento marítimo" e "testadas as capacidades de comando e controlo e comunicações dos diferentes meios envolvidos".
A fragata Bartolomeu Dias tem embarcados 186 militares, incluindo uma equipa de fuzileiros, e também 16 elementos da Guarda-Costeira de São Tomé e Príncipe.
O exercício OBANGAME EXPRESS é um dos quatro exercícios anuais realizados em África pela marinha norte-americana e integra o programa "Africa Partnership Station".
Lusa/SOL
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.