30 de maio de 2014

Arquivo Militar dos Açores recebe 300 mil euros para remodelação

O Arquivo Documental do Museu Militar dos Açores vai receber 300 mil euros do Ministério da Defesa Nacional para remodelar as suas instalações, situadas no Forte de São Brás, em Ponta Delgada.

De acordo com uma nota de imprensa da Secretaria de Estado da Defesa Nacional, o Arquivo Documental do Museu Militar dos Açores vai ser alvo de uma “profunda intervenção” que visa que o seu acervo documental, oriundo das várias unidades sediadas na região, possa ser preservado e consultado.

A autorização da secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, datada de 20 de Maio, contempla, além da remodelação do arquivo, a aquisição de estantes e climatizador.

Berta Cabral tomou a decisão após ter tido conhecimento da situação de degradação do museu, durante o Dia da Zona Militar dos Açores, em Ponta Delgada, em Novembro passado.

Ainda de acordo com a nota de imprensa do gabinete de Berta Cabral, as actuais instalações não têm protecção contra incêndios e inundações nem climatização, o que é considerado “particularmente grave devido à proximidade do mar”.

“A humidade relativa média nas salas do antigo paiol do século XVIII ronda os 70%, com implicações fortemente negativas na conservação dos documentos, que são uma das mais importantes fontes para a investigação histórica nos Açores”, refere o comunicado.

O Museu Militar dos Açores possui protocolos com o Arquivo Municipal de Ponta Delgada e com a Universidade dos Açores.

Esta obra, ainda de acordo com o gabinete de Berta Cabral, contribuirá para a recuperação global do Forte de São Brás e para a criação de um Pólo Cultural Militar dos Açores. (A.O)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.