8 de maio de 2014

Arsenal do Alfeite tem prejuízo de 4,9 milhões de euros

O Arsenal do Alfeite (AA), uma das empresas públicas do sector naval, registou prejuízos de 4,9 milhões de euros em 2013, uma melhoria de 600 mil euros face ao resultado, também negativo, do ano anterior.

Os números constam do último relatório e contas, consultado pela agência Lusa, e significam que os estaleiros públicos responsáveis pela reparação e manutenção dos navios da Marinha portuguesa registaram gastos operacionais de 21,1 milhões de euros para proveitos que rondaram os 15,9 milhões.

O aumento de 18% nos proveitos, quando comparado com 2012, é justificado pela administração com o "incremento dos serviços de reparação naval prestado ao principal cliente - Marinha Portuguesa".

As contas refletem um resultado líquido negativo de 4,890 milhões de euros, que compara com os prejuízos de 5,4 milhões de euros em 2012 e de 2,2 milhões de euros em 2011.

Apesar deste novo prejuízo, consecutivo, a administração garante que o AA "mantém as capacidades para oferecer no futuro e no mercado global um conjunto de competências que necessariamente se traduzirão num retorno muito superior ao custo acumulado de manutenção" das suas "capacidades técnicas".

A empresa terminou o ano com 561 trabalhadores, uma redução de 36 efectivos quando comparado com o final de 2012. Os encargos com o pessoal, incluídos nos gastos operacionais, ascenderam neste período a 14,6 milhões de euros.

O conselho de administração do AA é liderado desde 23 de Março de 2012 por Jorge Camões, que partilha as mesmas funções nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, outra das empresas do ramo que integra a Empordef, neste caso em fase de liquidação.

O AA tem vindo a depender nos últimos anos em quase 90% das encomendas de reparação e manutenção programada feitas pela Marinha portuguesa. (OJE)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.