6 de maio de 2014

III Encontro de Centros de Busca e Salvamento dos Açores

O III Encontro de Centros de Busca e Salvamento dos Açores decorre de 5 a 9 de maio de 2014 na Base Aérea n.º 4, Ilha Terceira. A iniciativa serve para promover e maximizar sinergias entre os vários intervenientes nestas ações de salvaguarda da vida humana. Contempla a troca de conhecimentos e vários exercícios conjuntos.

O encontro é organizado pelo Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes). Conta também com a participação do Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) e do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores.

A importância desta reunião reside no facto de Portugal ter uma das maiores zonas de busca e salvamento do mundo, com quase cinco milhões de quilómetros quadrados. Ou seja, quase sessenta e três vezes o tamanho do território nacional. Só em 2014 já foram efectuadas 23 missões conjuntas, a cargo da Força Aérea e da Marinha, com 16 vidas salvas.

Estão previstos exercícios a 7 de maio, onde as unidades de busca e salvamento dos Açores vão treinar para um cenário de acidente aéreo. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.