6 de maio de 2014

INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE INSTRUMENTAÇÃO MARÍTIMA (CIM) DO INSTITUTO HIDROGRÁFICO

Será inaugurado, hoje, dia 6 de Maio, às 12h00, o Centro de Instrumentação Marítima (CIM) do Instituto Hidrográfico (IH), órgão da Marinha e simultaneamente Laboratório do Estado, sediado na Base Hidrográfica na Azinheira, no Seixal.

O CIM assume-se como crucial nas actividades do IH, dado que proporcionará o adequado suporte técnico a todos os trabalhos a serem desenvolvidos no âmbito da missão do Instituto, nomeadamente no que diz respeito à manutenção, calibração e formação na condução e operação de sistemas, equipamentos e instrumentos utilizados nas actividades de serviço público e de investigação e desenvolvimento.

O CIM possui, desde já, uma capacidade técnica única no país, que se pretende disponível não apenas para o IH, mas também para apoiar os centros de investigação nacional na área do mar, sejam eles outros Laboratórios do Estado, Universidades ou Laboratórios Associados.
Acresce a pretensão da sua internacionalização, no sentido de permitir que instituições e centros de investigação do mar de outros países, nomeadamente de Espanha, Brasil e Países Africanos de Língua Portuguesa, possam beneficiar dos serviços disponibilizados pelo CIM, dadas as lacunas que apresentam nesta área.

O Centro de Instrumentação Marítima é parte de uma estratégia activa destinada ao estabelecimento de uma infraestrutura nacional, que possa apoiar tecnicamente actividades de natureza científica, de vigilância e protecção ambiental e de desenvolvimento económico no mar sob jurisdição nacional. (MGP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.