15 de junho de 2014

Base Aérea N.º 4 comemora 73 anos de existência

A Base Aérea N.º 4 (BA4) – nas Lajes, Ilha Terceira, Açores - comemorou no dia 12 de Junho de 2014 o seu 73.º aniversário e consequente Dia da Unidade.

A cerimónia contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, José António de Magalhães Araújo Pinheiro, que se encontrava na BA4 desde o dia anterior, para uma visita de trabalho. A presidir à cerimónia esteve o Representante da República para a Região Autónoma dos Açores, Embaixador Pedro Catarino.

O Comandante da BA4, Coronel Piloto-Aviador Eduardo Faria usou da palavra para destacar a extrema importância que esta Unidade revela na vida dos cidadãos açorianos, com todo o apoio aeromédico prestado, bem como de Busca e Salvamento. O Coronel Faria revelou mesmo os números de 2013 nesta área, que perfizeram um total de 156 missões de transporte aeromédico inter-ilhas, transportando 176 doentes ou feridos, três transportes aeromédicos dos Açores para Portugal Continental, 13 resgates a tripulantes ou passageiros de navios, dez missões de busca e salvamento com 31 náufragos recuperados e ainda um nascimento a bordo de uma aeronave da Força Aérea. Estas missões somam um total de cerca de 472 horas de voo.

Foi ainda destacada a estreita cooperação que existe nesta Unidade entre a Força Aérea Portuguesa e a Força Aérea dos Estados Unidos da América, contribuindo para um melhor cumprimento da missão operacional da BA4 e provando que das relações entre os dois povos surge um benefício mútuo.

A cerimónia contou com a rendição do Porta-Estandarte Nacional e do Porta-Estandarte da Unidade, bem como de um momento de homenagem aos mortos da Força Aérea Portuguesa.

A Base Aérea N.º 4, também conhecida por Base das Lajes, é anterior à própria Força Aérea Portuguesa e possui uma história rica em momentos determinantes, que por sua vez marcaram vários pontos do século XX. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.