6 de junho de 2014

FRAGATA VASCO DA GAMA INTEGRA A EUROPEAN MARITIME FORCE

A Fragata Vasco da Gama largou da Base Naval de Lisboa em 5 de Junho, dirigindo-se para a Base Naval de Rota, no sul de Espanha, onde ocorrerá a integração na força tarefa da EMF.

O objetivo do MCE14 visa testar a interoperabilidade entre as unidades da EUROMARFOR e da Marinha Real Marroquina em diversas áreas das operações navais, como sejam a busca e salvamento marítimo, segurança marítima, comunicações e manobras e evoluções, contribuindo desta forma para a segurança e estabilidade na faixa marítima entre o sul da Europa e o Norte de África. Este exercício incluirá uma visita a Casablanca (Marrocos), de 9 a 11 de Junho, e será dividido em duas fases:

- Fase de terra: com os navios da EMF atracados em Casablanca, onde decorrerão reuniões setoriais, palestras e ações de formação para militares da Marinha Real Marroquina.

- Fase de mar: que decorre de 11 a 13 de Junho e conta com a participação de uma unidade naval marroquina, a operar em conjunto com a força tarefa da EMF.

A EUROMARFOR é uma Força Marítima Europeia que visa a segurança e defesa da União Europeia em ambiente marítimo através da condução de operações navais, aéreas e anfíbias. A sua composição depende da missão atribuída.

A EUROMARFOR foi criada em 1995 pela França, Itália, Portugal e Espanha na sequência da Declaração de Petersberg (1992). As quatro nações fundaram uma Força Marítima Multinacional com capacidade para ser empregue de forma independente ou em conjunto com outras forças em missões humanitárias ou de evacuação de não combatentes, de manutenção de paz e de combate.

A EUROMARFOR é uma força naval multinacional, não permanente, podendo ser ativada num prazo máximo de cinco dias. (MGP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.