3 de julho de 2014

Forças Armadas associam-se ao NOS Air Race Championship

José Pedro Aguiar-Branco presidiu, esta manhã, à abertura oficial do NOS Air Race Championship, um campeonato de corridas de aviões, com um conceito baseado nas Reno Air Races, que contam já com mais 50 anos de existência nos EUA.

Durante a sua intervenção, que decorreu no aeródromo de Tires, o ministro da Defesa Nacional destacou o facto das Forças Armadas se associarem a esta iniciativa, através de uma demonstração de capacidades.

“Todos nos sentimos muito bem representados por Cascais neste iniciativa. Às vezes estranhamos que as Forças Armadas e a Defesa Nacional participem neste tipo de iniciativas” mas “esta aproximação da Defesa Nacional à sociedade civil é normal”, referiu o ministro da Defesa Nacional.

Para José Pedro Aguiar-Branco, este evento é também “um bom pretexto” para a Força Aérea aliar as comemorações do Centenário da Aviação Militar, constituindo uma “parceria público privada virtuosa” para elevar o nome de Portugal.

O Presidente da Câmara de Cascais, por sua vez, referiu que esta competição – que vai decorrer nos dias 4, 5 e 6 de Julho na Baía de Cascais – é “mais um momento de afirmação” do Concelho e que permitirá desenvolver “cadeias de valor” e gerar riqueza.

Carlos Carreiras destacou ainda a associação do município com as Forças Armadas não só no NOS Air Race Championship como noutros eventos, designadamente a cerimónia militar comemorativa do Dia da Marinha, que decorreu recentemente na Baía de Cascais.

O NOS Air Race Championship conta com a participação de 16 pilotos de várias nacionalidades, 18 aeronaves das classes Extreme e Vintage que irão voar a 350 km/h e a 30 metros acima do nível do mar, e são esperadas cerca de 500 mil pessoas para assistir à prova durante os três dias.

A Força Aérea e a Marinha participam com vários meios, nomeadamente na demonstração das capacidades nas áreas de busca e salvamento. Adicionalmente haverá a participação de uma aeronave Epsilon TB-30, da Esquadra 101 da Força Aérea, que durante as corridas e as qualificações sobrevoa o circuito com funções de supervisão - Pace Aircraft. (Defesa.Pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.