22 de setembro de 2014

SUBMARINO TRIDENTE INTEGRA FORÇA DA NATO

O NRP Tridente larga hoje, dia 22 de Setembro, da Base Naval de Lisboa para integrar a Força Naval Permanente da NATO - Standing NATO Maritime Group 2 (SNMG 2), estando prevista a sua participação na Operação ACTIVE ENDEAVOUR e no exercício internacional NOBLE JUSTIFICATION no Mediterrâneo.

A SNMG 2 é uma força naval, multinacional, constituída por meios aeronavais de vários países da Aliança Atlântica, que se encontra permanentemente disponível para um amplo espectro de missões NATO, desde exercícios a operações militares reais.

A Operação ACTIVE ENDEAVOUR é uma operação da NATO no Mediterrâneo – a única, até ao momento, ao abrigo do artigo 5º do Tratado do Atlântico Norte, centrada na campanha internacional de combate contra o terrorismo. Tem como objectivo a condução de operações navais e aéreas no Mediterrâneo, incidindo na dissuasão, defesa e protecção contra actividades associadas ao terrorismo.

O exercício NOBLE JUSTIFICATION é um exercício naval NATO que tem por objectivo a preparação e a certificação da NATO Response Force para o seu empenhamento em cenários reais com diferentes quadros de conflitualidade, desde operações de carácter essencialmente militar, até missões de apoio humanitário ou assistência a populações civis.

O NRP Tridente executou, até este momento, 356 dias de missão, 6790 horas de navegação e 4645 horas de imersão e concretiza a terceira integração, em anos consecutivos, de um submarino desta classe numa força multinacional e na Operação ACTIVE ENDEAVOUR. O seu regresso está previsto para Outubro.(Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.