O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco e o seu homólogo do Peru, Pedro Cateriano, reuniram ontem no Quartel-general do Exército, em Lima. Nesta reunião ficou acordada a elaboração de um memorando de entendimento na área da defesa entre os dois países.
Portugal e Peru identificaram áreas potenciais para desenvolver uma agenda para possível intercâmbio de práticas comprometendo-se assim a elaborar um memorando de entendimento para formalizar a cooperação entre os dois países.
O ministro da Defesa Nacional convidou Pedro Cateriano para uma visita oficial a Portugal no próximo ano, numa altura em que se considere propícia a assinatura do acordo bilateral.
José Pedro Aguiar-Branco salientou ainda que os laços culturais entre os dois países são um activo estratégico importante no actual clima de desafios, uma vez que proporciona o desenvolvimento de ferramentas que aumentam a capacidade de resposta, tornando-a mais eficaz.
Ambos os ministros da Defesa consideraram igualmente pertinente a troca de experiências sobre questões de cooperação em operações de paz e assistência humanitária e gestão de crises.
Foi ainda acordada a possibilidade de estabelecer projectos conjuntos nas áreas de vigilância marítima, hidrografia, busca e salvamento, indústrias de construção naval, desenvolver entendimentos em comunicações militares e tecidos aplicados ao campo militar e no treinamento e troca de cadetes e oficiais. (Defesa . Pt)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.