25 de novembro de 2014

KOSOVO - MILITARES PORTUGUESES REALIZAM EXERCÍCIO SILVER SABER

O exercício SILVER SABER, onde participaram as unidades de manobra da KFOR, entre as quais a KFOR Tactical Reserve Manoeuvre Battalion (KTM), com a EULEX e a Kosovo Police/Special Operation Unit (KP/OSU), realizou-se de 19 a 21 de Novembro de 2014.

O exercício teve por finalidade, incrementar as capacidades da KFOR, nomeadamente a prontidão e a flexibilidade operacionais. Um dos objectivos fundamentais do exercício consistia na harmonização das técnicas, tácticas e procedimentos entre as forças da KFOR, EULEX e Kosovo Police. O exercício, conduzido em três fases, empenhou três unidades com diferentes valências, atribuições e níveis de intervenção, nomeadamente a Kosovo Police (1º nível de resposta), a EULEX (2º nível de resposta) e a KFOR (3º nível de resposta).

A primeira fase decorreu nos dias 12 e 15 de Novembro de 2014, em formato de seminário. A segunda fase decorreu em 19 de Novembro onde foram praticadas técnicas e tácticas de controlo de tumultos. A terceira fase decorreu em 20 e 21 de Novembro, em Camp Vrelo e Djakovica, respectivamente, onde intervieram a KP, a EULEX e a KFOR, em cenários realísticos de controlo de tumultos.

O cenário abrangeu a rendição entre forças intervenientes, a colaboração e coordenação e a elaboração do Processo Militar da Tomada de Decisão.

A KTM integrou o exercício desde a fase de planeamento tendo sido decisiva para a realização do mesmo. No dia 21 de Novembro, a KTM recebeu em Tactical Control - TACON, duas Companhias: a KCoy (SLV) do MNBG-W e uma companhia do Forward Command Post (USA) do MNBG-E, para além doFreedom Of Movement Dettatchment (SWZ), da Tactical PSYOPS Team (DAN), e da International Military Police (AUS), demonstrando flexibilidade, interoperabilidade e capacidade de Comando e Controlo de Operações Multinacionais.

No final do exercício, o COMKFOR, Major-general Francesco Paolo Figliuolo, agradeceu a todos os participantes, tendo expressado ao Comandante da KTM, TCor José Neves, o seu agradecimento pessoal pela forma profissional e competente como foram conduzidos o planeamento e a execução do exercício, bem como a integração dos contingentes na manobra da KTM. (Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.