25 de novembro de 2014

Militares portugueses no Dia das Forças Armadas Lituanas

O destacamento português, que comanda o bloco 36 da missão de Policiamento Aéreo nos Países do Báltico (BAP), juntamente com o destacamento canadiano, a convite do Comandante da Base Aérea de Siauliai, Tenente Coronel Vidmantas Rakl, marcou presença no dia 24 de Novembro de 2014, em Siauliai, nas comemorações do dia das Forças Armadas, que este ano celebram 96 anos de serviço.

A delegação do destacamento português foi composta pelo Comandante do destacamento português, Tenente Coronel Luís Morais, e por um pelotão de 18 militares, comandados pelo Capitão da Policia Aérea, Henrique Fernandes.

As comemorações em Siauliai tiveram lugar no centro da cidade, tendo sido presididas pelo Presidente da Camara, Justinas Sartauskas, que proferiu a primeira alocução após o hino lituano e respectivo hastear da bandeira. Por sua vez, o Tenente Coronel Vidmantas Rakl, na sua alocução, agradeceu a presença das forças militares da NATO no território e nos bálticos, sublinhando que “a Lituânia não está sozinha” e conta com os membros da NATO para a defesa dos desígnios nacionais.

Esta foi uma celebração que teve uma forte adesão dos habitantes locais de Siauliai, onde o entusiasmo e reconhecimento às Forças Armadas ficou bem presente, através de saudações a todos os militares no decorrer da cerimónia. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.