O Primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e o ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, visitaram esta sexta-feira, o Navio da República Portuguesa (NRP) Viana do Castelo, aquando da sua chegada à Base Naval de Lisboa, no Alfeite.
Entre os dias 2 e 30 de novembro, o NRP Viana do Castelo realizou cinco ações de busca e salvamento e socorreu 585 pessoas.
Durante uma intervenção a bordo do Navio, Passos Coelho afirmou que “os portugueses e os Europeus não podem fechar os olhos a esta tragédia humanitária” em que “centenas e centenas de pessoas perdem a vida” numa situação de “radical vulnerabilidade”.
O Primeiro-ministro destacou ainda as diversas operações lançadas pela Agência Europeia FRONTEX e que, graças à “participação de vários Estados Membros da União Europeia”, tem desenvolvido “um modelo pan-europeu de Segurança Fronteiriça Integrada e desempenhado as suas funções no pleno respeito da legislação pertinente da EU”.
“Uma vez mais, Portugal, as suas Forças Armadas e as suas Forças e Serviços de Segurança saem altamente prestigiadas e reconhecidas, nacional e internacionalmente, pelo conjunto de excelentes resultados alcançados e pela disponibilidade e prontidão com que disponibiliza as suas capacidades nestas missões de operação”, frisou ainda.
O Primeiro-ministro referiu também que é uma prioridade estratégica do País “a cooperação e o apoio ao desenvolvimento e estabilização dos países na margem sul do Mediterrâneo”. (Defesa)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.