O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Artur Pina Monteiro, participou na Reunião do Comité Militar da NATO, em Bruxelas, que decorreu de 21 a 22 de Janeiro de 2015.
Os Chefes do Estado-Maior-General das Forças Armadas dos países Aliados apresentaram, no final desta sessão de trabalhos, os seus pareceres sobre alguns dos temas mais relevantes para a Aliança tendo em vista a reunião de ministros da Defesa, que acontecerá no mês de Fevereiro.
Tendo em linha de conta os resultados da Cimeira de Gales, o debate centrou-se na Implementação do Plano de Acção de Prontidão e no futuro da Missão Resolute Support, no Afeganistão. Foi ainda enfatizada a necessidade de aprofundamento e reforço das parcerias de cooperação e debatida a Orientação Estratégica Militar para 2015.
Durante as sessões de trabalhos houve oportunidade de reiterar o apoio de Portugal no esforço colectivo de defesa e segurança da Aliança que conta actualmente, com 260 militares portugueses nos diferentes Teatros de Operações da NATO. (EMGFA)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.