23 de janeiro de 2015

Ministro da Defesa Nacional abre ciclo de Conferências da Plataforma das Indústrias de Defesa Nacionais

O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco presidiu, esta manhã, à abertura do Ciclo de Conferências da IdD “Economia da Defesa – Uma oportunidade estratégica para Portugal”, que decorreu na Associação Empresarial do Minho, em Braga.

Durante a sua intervenção, Aguiar-Branco destacou a pertinência e a actualidade do tema, justificando o arranque da iniciativa em Braga com a “dimensão associativa bem vivida” nesta cidade.

No dia após a aprovação da nova Lei da Programação Militar, na Assembleia da República, o ministro da Defesa Nacional afirmou que “o desafio para 2015” está focado na área da Economia da Defesa e numa nova forma de trabalhar esta realidade. “Deixamos de ser concorrentes e passamos a ser parceiros” e criamos assim condições para que as empresas portuguesas, públicas ou privadas possam aceder, de forma diferente, a mercados mais concorrenciais, disse.

José Pedro Aguiar-Branco referiu também que “a via institucional” do Ministério da Defesa Nacional deverá ser um “garante para que as oportunidades surjam” às empresas de defesa privadas.

Ainda durante o seu discurso, o titular da pasta da Defesa Nacional revelou que, em 2015, será desenvolvida uma “estratégia de acção externa”, que possa “privilegiar a dimensão exportadora, a dimensão de comércio e de intercâmbio internacional” das pequenas e médias empresas portuguesas.

Antes de terminar, Aguiar-Branco fez questão de deixar uma palavra de “entusiasmo” a todos os participantes, por considerar que a “complementaridade da acção institucional do Governo”, com a dimensão estratégica definida pelo “Conselho Europeu” e com a “segmentação do mercado” trará benefícios para o tecido empresarial português.

Na sessão de abertura intervieram ainda o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, o presidente da Eurodefence, António Figueiredo Lopes e o presidente da AED Portugal, general José Cordeiro.

O ciclo de conferências da IdD visa apresentar um conjunto de oportunidades de negócio para as empresas nacionais de diferentes sectores industriais e empresariais. (Defesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.