Realizou-se no dia 11 de Março, no Regimento de Cavalaria N.º 6, a cerimónia de entrega dos Estandartes Nacionais ao Grupo de Auto-metralhadoras que irá constituir-se como TACTICAL RESERVE MANEUVER BATTALION da KOSOVO FORCE (GAM/KFOR) e à Recce Coy/PRT Army-2015, Forças que irão destacar para o Teatro de Operações (TO) do Kosovo e Lituânia.
A cerimónia foi presidida por S. Exa. o Chefe do Estado Maior do Exército (CEME), General Carlos António Corbal Hernandez Jerónimo, e contou com a presença do Exmo. Presidente da Câmara Municipal de Braga, Dr. Ricardo Rio, e outros autarcas do Distrito de Braga e Concelhos vizinhos.
Após a prestação de honras militares a S. Exa o General CEME, iniciou-se a cerimónia com uma demonstração das capacidades do GAM/KFOR e da Recce Coy/Prt Army 2015, de seguida foi proferida uma alocução por S. Exa. o General CEME que exortou os comandantes a “liderarem pelo exemplo” e os subordinados a que “depositem inteira confiança nos vossos comandantes e no vosso treino e as exigências da missão serão superadas com sucesso”.
Seguiu-se o momento alto da cerimónia, com o Comandante da Brigada de Intervenção, Major-Genenal Aguiar Santos, a proceder à entrega dos Estandartes Nacionais ao GAM/KFOR e à Recce Coy/PRT Army 2015, terminando a cerimónia com o desfile das duas forças.
Após o almoço de confraternização, S. Exa. o General CEME assinou o Livro de Honra do Regimento, tendo ali deixado expressas palavras de reconhecimento, de forte estímulo e um inequívoco voto de confiança ao GAM/KFOR e Recce Coy/PRT Army 2015 no cumprimento das suas missões.
Salienta-se, ainda, e no âmbito do aprontamento e avaliação da prontidão do GAM/KFOR a realização do Exercício “PRISTINA 151”, no período de 27 de Fevereiro a 6 Março, no concelho de Cabeceiras de Basto, exercício que serviu para a Força executar tarefas passiveis de serem realizadas no TO do KOSOVO, com base num cenário realista e de acordo com as informações disponíveis sobre o TO. No decorrer do exercício o GAM/KFOR colaborou também com as autoridades locais, nomeadamente na realização de acções em prol do desenvolvimento e bem-estar das populações, através do seu módulo de engenharia, na movimentação de terras e adequação de um campo de tiro e na disponibilização de apoio médico à população local, através de consultas e realização de diversos rastreios. (Exército)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.