A Marinha Portuguesa e a Marinha de Guerra Angolana realizaram no dia 24 de Março de 2015 e no quadro da cooperação técnico-militar entre os dois países, um exercício de segurança marítima ao largo da costa de Angola, com o objectivo de treinar e reforçar capacidades no combate a diversos tipos de ameaças marítimas, nomeadamente as acções de abordagem a navios suspeitos.
No âmbito do cenário do exercício, foi simulada a detecção de um navio com um comportamento suspeito de desenvolver actividades ilícitas em mar territorial angolano. De forma a assegurar o controlo das águas territoriais, um grupo de abordagem de fuzileiros da Marinha de Guerra Angolana foi activado, tendo abordado o navio suspeito (simulado pela fragata Bartolomeu Dias) e realizado uma inspecção a bordo. Durante esta acção foram ainda treinadas práticas de socorrismo em situações de combate, permitindo o reforço e consolidação das perícias adquiridas.
A acção de treino contou também com a participação de uma aeronave P3C ORION, da Força Aérea Portuguesa, que durante a abordagem transmitiu em tempo real, imagens de vídeo da progressão realizada a bordo pela equipa de abordagem.
O Comandante da Brigada de Fuzileiros Navais Angolanos, Contra-almirante FZ Bamba Zifua de Castro, acompanhado por outros militares angolanos, assistiu a bordo ao desenrolar do exercício.
A fragata Bartolomeu Dias encontra-se em exercícios na região do Golfo da Guiné desde o início do mês de Março, estando presente também na região uma aeronave portuguesa P3C ORION, empenhada no exercício OBANGAME EXPRESS 2015. (EMGFA)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.