No Salão Internacional de Tecnologias de Segurança Nacional de Madrid (HOMSEC 2015), uma das mais importantes feiras internacionais de Defesa e Segurança da Europa, Portugal vai contar com um stand "de destaque e dimensão especial", onde estarão em exposição empresas nacionais de setores desde o têxtil ao tecnológico: Anubis, CITEVE, Sciencentris, Fibrenamics, Latino Confecções, OceanScan, Penteadora, Glexys, Noras Performance e Lavoro.
"As empresas Portuguesas de defesa representadas na HOMSEC2015 são sobretudo pequenas e médias empresas, que abrangem um amplo espectro de actividades, desde os têxteis e calçado ao software, passando pela busca e salvamento até aos drones subaquáticos. São empresas extremamente inovadoras nos seus segmentos de mercado e, por isso mesmo, muito competitivas internacionalmente", disse à agência Lusa o presidente do Conselho de Administração e administrador executivo (CEO) da idD, Eduardo Neto Filipe.
Para algumas destas empresas, acrescentou o mesmo responsável, "é a primeira vez que se encontram representadas numa feira internacional de defesa, estabelecendo contactos ao mais alto nível junto das autoridades espanholas, sendo, por isso, fundamental o apoio da idD" neste importante passo.
Eduardo Neto Filipe considerou, ainda, que o facto de Portugal ser o país convidado de honra desta exposição "trará às empresas portuguesas presentes uma maior visibilidade no mercado internacional".
"A Economia de defesa representa 1,72 mil milhões de euros por ano, ou seja aproximadamente 1% do PIB nacional. É constituída por mais de 100 empresas e emprega cerca de 20 mil profissionais, altamente qualificados", realçou o mesmo responsável.
A idD - Plataforma das Industrias de Defesa Nacionais é a representante do Ministério da Defesa Nacional para as Indústrias de Defesa, uma sociedade anónima de capital exclusivamente público, que tem por objeto a promoção e divulgação, nacional e internacional, da actividade das empresas do sector da Defesa.
Também lhe compete a realização de acções de formação e acções no âmbito de Economia de Defesa.
A feira, que se realiza a cada dois anos, vai decorrer até quinta-feira e no dia da abertura, terça-feira, contará com a presença da secretária de Estado da Defesa de Portugal, Berta Cabral. A governante portuguesa estará presente na cerimónia de inauguração da HOMSEC, ao lado do Ministro do Interior de Espanha, que depois visitará o stand português.
Ao longo do dia de terça-feira, Berta Cabral manterá reuniões com os empresários portugueses presentes na feira e com o seu homólogo espanhol, Pedro Argüelles. (NM)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.