29 de abril de 2015

EXÉRCITO PORTUGUÊS - EXERCÍCIO MARTE 15

No âmbito do treino operacional inserido no aprontamento do 2BIMec(R)/NRF2016, de 14 a 21 de Abril de 2015, decorreu nas regiões de Mangualde, Arganil e Santa Comba Dão o Exercício MARTE 15.

O exercício possibilitou praticar o planeamento e a conduta de Operações Tácticas, consolidar os processos no âmbito do Processo de Decisão Militar, dinamizar o treino de armas combinadas e garantir a validação do treino das suas subunidades, contribuindo para a consolidação do espírito de corpo e reforço da sua capacidade operacional.

Para o efeito, apoiou-se num cenário no qual são tidas em consideração as acções características das Operações Ofensivas e das Operações de Estabilização, tendo por referencial a doutrina da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

O exercício foi conduzido em duas fases distintas, como segue: na primeira executou-se uma marcha para o contacto para atingir o objectivo e rapidamente conquistá-lo e, na segunda, foram executadas as acções necessárias para garantir a segurança da população e infraestruturas chave na sua Área de Responsabilidade, a fim de estabelecer um ambiente seguro e estável.

O MARTE 15 terminou em 21 de Abril com um OpenDay que contou com a presença do Comandante das Forças Terrestres, Exmo. Tenente-General Faria Menezes e do Presidente da Câmara de Santa Comba Dão, entre outras autoridades civis e militares, locais e regionais, que puderam assistir a uma demonstração táctica no quadro das operações ofensivas realizada por uma Companhia de Atiradores Mecanizada (Rodas), equipada com as VBR Pandur II 8x8.

O exercício culminou com um desfile das viaturas orgânicas do 2BIMec(R) pela Avenida General Humberto Delgado, em Santa Comba Dão, onde inúmeros cidadãos aplaudiram entusiasticamente a passagem dos militares pela região do Dão, num sinal claro de proximidade entre os militares e a população.(Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.