O exercício permitiu adestrar a interoperabilidade entre as duas unidades navais e enquadrou-se num cenário de ameaça real à segurança marítima, actualmente bem presente nesta área e que tem vindo a ser alvo de parcerias e colaboração entre forças militares de países Aliados e de países africanos para melhoraria da segurança.
O evento permitiu treinar os procedimentos na área das comunicações militares e a troca e disseminação do panorama situacional marítimo através de sistemas LINK, tendo sido executadas várias manobras navais com o objectivo de ensaiar operações de reabastecimento em alto mar, de forma a prolongar a sustentação logística dos meios navais.
A fragata Bartolomeu Dias, que participou recentemente numa iniciativa de cooperação técnico-militar em Angola, designada de MAR ABERTO, encontra-se a navegar neste momento com destino à República de Cabo Verde, onde atracará na cidade da Praia no próximo dia 16 de Abril.
No período de 20 a 27 de Abril, o navio português participará no exercício SAHARAN EXPRESS 2015, cujo objectivo é o fortalecimento de parcerias marítimas globais através de actividades de formação e de colaboração para a melhoraria da segurança marítima na costa ocidental africana.
A fragata Bartolomeu Dias é comandada pelo Capitão-de-fragata Paulo Cavaleiro Ângelo e tem embarcados 172 militares portugueses. (Emgfa)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.