28 de maio de 2015

ISN recebe viaturas para apoio à vigilância nas praias

O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco presidiu esta tarde, à cerimónia que assinalou o início do projecto Seawatch que resulta de uma parceria entre a Sociedade de Importação de Veículos Automóveis (SIVA) e o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), consistindo na disponibilização de pick-ups Amarok equipadas com meios de salvamento marítimo.

Durante as palavras que dirigiu aos presentes, José Pedro Aguiar-Branco, assinalou a “vida humana” como elemento determinante para a missão do ISN e como a razão da existência do projecto Seawatch. Referiu ainda, o empenho que o Ministério da Defesa Nacional, as autarquias e a SIVA têm para maximizar o salvamento de “vidas humanas”.

Por outro lado, o ministro da Defesa Nacional relembrou a consequência económica que os elevados índices de salvamento nas águas nacionais têm, considerando que “ao cuidarmos da nossa segurança nas praias”, estamos também a criar melhores condições para o turismo e a contribuir para uma boa imagem de Portugal.

José Pedro Aguiar-Branco destacou ainda, no âmbito deste projecto, a “lógica de acção conjunta do privado com o público” e o “modelo virtuoso” deste tipo de parceria.

O projecto Seawatch, foi lançado pela primeira vez em 2011 e correspondeu ao lançamento da pick-up Amarok em Portugal. Este ano, o Seawatch prevê a utilização de 28 viaturas, pelo ISN, para colmatar as necessidades de salvamento.

O custo do projecto, de acordo com o administrador da SIVA, Fernando Monteiro, foi de 350 mil euros. (Defesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.