O navio participou nos exercícios internacionais Obangame Express 2015 e Saharan Express 2015, cujo objectivo era reforçar a capacidade dos países africanos, daquelas regiões, no combate às ameaças marítimas e à promoção da cooperação entre estes parceiros, os Estados Unidos e a Europa.
No quadro das relações bilaterais entre Portugal e os países africanos da CPLP, o navio da Marinha Portuguesa realizou ainda diversas acções de cooperação técnico-militar com as Guardas Costeiras de São Tomé e Príncipe e de Cabo Verde e com a Marinha de Angola.
A fragata Bartolomeu Dias realizou também treinos de oportunidade com o navio polivalente logístico francês Siroco, com o navio patrulha oceânico brasileiro Amazonas e com a corveta espanhola Vencedora, que se encontravam na região do Golfo da Guiné, tendo sido possível testar procedimentos e a interoperabilidade entre estas unidades navais.
Ao longo da missão, o navio acolheu a bordo mais de um milhar e meio de visitantes, percorreu cerca de 10.600 milhas náuticas e navegou 934 horas.
A fragata Bartolomeu Dias é comandada pelo Capitão-de-fragata Paulo Cavaleiro Ângelo e conta com uma guarnição de 172 militares. (Defesa)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.