Chegou hoje o NRP Tejo, uma das lanchas STANFLEX 300 adquiridas à Dinamarca. A nova lancha, que chegou a Lisboa ao início da tarde, é a primeira das quatro embarcações a ser entregue.
As quatro novas lanchas vêm reforçar a capacidade da Marinha Portuguesa na fiscalização da pesca, segurança da navegação, combate à poluição e preservação do mar.
O contrato de aquisição das quatro lanchas foi celebrado em Outubro do ano passado e a sua modernização será feita no Arsenal do Alfeite. A entrega destes navios à Marinha Portuguesa está prevista para 2016.
Aquando da assinatura do contrato de aquisição o ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, destacou a que a aquisição destes equipamentos era agora possível devido ao esforço “deste Governo” de “reequilibrar as contas públicas”, bem como à “Reforma 2020”, que teve início há cerca de três anos e na qual foram definidos o “referencial do PIB para efeitos de receita orçamental” e o objectivo de atingir 15 % para investimento em novos equipamentos, sem o aumento da “despesa global”.
Para o Chefe do Estado-Maior da Armada, Macieira Fragoso, a compra dos navios dinamarqueses “representa uma solução quase imediata, adequada, exequível e aceitável para colmatar as actuais lacunas do efectivo nacional de navios de patrulha e fiscalização costeira”, lê-se, no despacho.
Por outro lado, estas embarcações apresentam baixos custos de manutenção do casco e dos equipamentos e sistemas de plataforma “constituindo ainda uma oportunidade de trabalho para a indústria nacional, nomeadamente o Arsenal do Alfeite”, refere ainda o despacho.(Defesa)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.