A Base Aérea N.º4 (BA4) – nas Lajes, Ilha Terceira, Açores - comemorou no dia 12 de Junho de 2015 o seu 74.º aniversário e consequente Dia da Unidade.
A cerimónia foi presidida por Sua Excelência o Representante da República para a Região Autónoma dos Açores, Embaixador Pedro Manuel dos Reis Alves Catarino. Além da Cerimónia Comemorativa do Dia da Unidade realizou-se uma visita de trabalho à Unidade por parte do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, José António de Magalhães Araújo Pinheiro.
O Comandante da BA4, Coronel Piloto-Aviador Tito de Quintanilha e Mendonça usou da palavra para, em ano de comemorações do Centenário da Aviação Militar, destacar a relevância histórica da presença da Força Aérea Portuguesa no Arquipélago dos Açores.
A presença militar no Arquipélago remonta a 04 de Outubro de 1930, quando foi inaugurado o Aeródromo Militar da Achada, com a descolagem de um Avro, um monomotor biplano, com o nome simbólico de “AÇOR”, tornando-se na primeira aeronave a descolar em solo terceirense, sob o comando do Capitão Frederico Coelho de Melo, natural da Freguesia de Altares.
Ainda durante o discurso o Comandante da BA4 destacou o papel preponderante no apoio às populações e autoridades civis locais, nomeadamente através das evacuações sanitárias e do transporte inter-ilhas. No apoio ao Comando da Zona Aérea, nomeadamente através das missões de busca e salvamento.
A cerimónia contou com a rendição do Porta-Estandarte Nacional e do Porta-Estandarte da Unidade, um momento de homenagem aos mortos da Força Aérea Portuguesa, e terminou com a imposição de condecorações aos militares e entrega aos funcionários civis do pergaminho comemorativo dos 25 anos ao serviço na Força Aérea.
A Base Aérea N.º 4, também conhecida por Base das Lajes, é anterior à própria Força Aérea Portuguesa e possui uma história rica em momentos determinantes, que por sua vez marcaram vários pontos do século XX. (FAP)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.