19 de junho de 2015

NATO TREINA PROTECÇÃO PORTUÁRIA EM PORTUGAL

Está a realizar-se no Porto de Portimão de 17 a 22 de Junho um exercício inédito de experimentação, designado por Harbour Protection Experimentation 2015 (HPX 15), que tem como objectivo a validação prática da doutrina, tácticas, técnicas, procedimentos e os ensaios de interoperabilidade entre os meios e forças participantes nas quais se incluem representantes de Portugal, Alemanha, Holanda, Noruega, Dinamarca, Jordânia e de um Centro de Excelência da NATO, bem como o apoio das autoridades portuárias.

Estão ainda presentes meios navais e forças de Portugal, Alemanha e Espanha, assim como um módulo de comando e controlo de Harbour Protection alemão, totalizando cerca de 140 participantes.

As missões, em especial de resposta a cenários de crise, exigem a utilização de portos em apoio às operações expedicionárias. Esta realidade requer muitos desafios, pois procura-se garantir o normal funcionamento da actividade portuária e, simultaneamente, estabelecer áreas de segurança indispensáveis para as referidas operações.

É neste contexto que surge o presente exercício, no âmbito da iniciativa Smart Defence da NATO, no qual Portugal lidera um projecto para o desenvolvimento da capacidade militar de Harbour Protection, a qual faz parte dos objectivos de força identificados no NATO Defense Planning Process. (MGP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.