3 de junho de 2015

PATRULHA OCEÂNICO FIGUEIRA DA FOZ EM COOPERAÇÃO TÉCNICO-MILITAR EM ANGOLA

O Navio Patrulha Oceânico Figueira da Foz chegou a Luanda no passado dia 30 de maio de 2015, com o objectivo de realizar diversas actividades entre a Marinha de Guerra de Angola e a Marinha Portuguesa, no âmbito da iniciativa de cooperação técnico-militar, denominada MAR ABERTO.

A iniciativa MAR ABERTO traduz o empenhamento de Portugal no fortalecimento das relações de cooperação bilateral com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), através do desenvolvimento de diversas acções que possibilitem a passagem de conhecimentos tendentes à edificação e desenvolvimento de capacidades próprias dos países parceiros.

Neste âmbito, a presença do Figueira da Foz em Luanda incidirá na realização de múltiplas acções que contribuirão para o estreitamento das relações de cooperação bilateral, nomeadamente através de um conjunto de iniciativas complementares que têm vindo a ser desenvolvidas pela cooperação técnico militar portuguesa em matéria de formação e ensino junto da Marinha de Guerra Angolana.

Das várias iniciativas destaca-se a realização de uma conferência subordinada ao tema "Bioterrorismo", destinada a profissionais de saúde das Forças Armadas de Angola; A visita de Auditores do curso da Escola Superior de Guerra das Forças Armadas Angolanas; Instrução e treino a bordo para cadetes alunos do Instituto Superior Técnico Militar, e outras no domínio específico das operações de mergulho e operações de abordagem no mar com equipas de segurança de fuzileiros de ambas as marinhas.

Salienta-se ainda a presença a bordo de cinco oficiais da Marinha de Guerra de Angola do Patrulha Oceânico Figueira da Foz, que irão participar em acções de treino de perícias de marinharia e de limitação de avarias, organização de bordo e acções relacionadas com a segurança marítima e recuperação de náufragos.

Durante o período de permanência em Luanda, o Figueira da Foz estará aberto a visitas recebendo, no dia 2 de Junho, durante a navegação para demonstração de capacidades do navio a operar no mar, a visita dos Ministros da Defesa de Angola e de Portugal.

O NRP Figueira da Foz, comandado pelo Capitão-tenente Pedro de Lucena Coelho Dias, é o segundo navio da classe Viana do Castelo e tem embarcado sessenta militares, entre os quais uma equipa de fuzileiros, uma equipa de mergulhadores e uma equipa médica.

O navio permanecerá no porto de Luanda até ao próximo dia 5 de Junho de 2015. (Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.