A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional considerou que “a capacidade operacional, persistente e credível, que caracteriza hoje a Força Aérea, a sua busca incessante pela modernização e melhoria dos processos é o paradigma que se pretende para as nossas Forças Armadas”.
Berta Cabral, na sua intervenção durante a cerimónia militar do 63º Aniversário da Força Aérea Portuguesa, este sábado, em Ovar, acrescentou que “esta atitude da Força Aérea reflecte a necessária adequação da Defesa Nacional à conjuntura vigente”, realçando que “com perseverança e determinação, foi possível mitigar as dificuldades impostas à generalidade do sector público, através de uma discriminação positiva das Forças Armadas, sobretudo no que diz respeito às admissões e promoções”.
A governante referiu explicitamente o Decreto-Lei n.º 31/2015, que consagra os procedimentos a observar quer nas admissões às diferentes formas de prestação de serviço quer na fixação de efectivos, e, assim, transfere “pela primeira vez, para o interior da Defesa Nacional a plena gestão dos seus recursos humanos”.
Entre os vários desafios que se colocam à Força Aérea, Berta Cabral mencionou a necessidade de adotar novas estratégias. Deu como exemplo a Base das Lajes, “onde a nova realidade impõe que haja abertura para implementar outras soluções e para considerar mais opções de utilização da infraestrutura aeronáutica de qualidade superior, desde logo através do incremento da sua utilização civil”.
Berta Cabral teve várias referências elogiosas para a Força Aérea, nomeadamente em relação às missões de interesse público, tendo destacado a operação que aconteceu em maio passado nos Açores, quando foram resgatadas 14 pessoas de cinco veleiros apanhados por ondas de 10 metros e ventos superiores a 80 nós, a mais de 500 milhas das Lajes, na Ilha Terceira.
“Não somos capazes de traduzir em números o destemor e o sentido de missão dos homens e mulheres militares que estiveram envolvidos nestas operações quase simultâneas. Mas há uma coisa que fazemos questão de dizer bem alto: Bem hajam e obrigado!”, disse Berta Cabral, emocionada, perante uma audiência onde se encontrava o presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, e o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro. Fonte: Defesa
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.