A Força Aérea Portuguesa encontra-se a participar, no âmbito da agência FRONTEX, em duas operações distintas que, no seu conjunto envolvem mais de 40 militares e duas aeronaves.
As duas aeronaves, um P-3C CUP+ e um C-295M e tripulações respectivas encontram-se a participar, desde o dia 01 de Julho de 2015, nas Operações TRITON e INDALO - respectivamente - lideradas pela Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX), com vista ao apoio ao controlo da migração irregular com origem no norte de África.
A Operação TRITON, com sede em Sigonella (Itália), é conduzida numa área de operações que vai do sul de Itália ao norte da Líbia, com especial foco na zona da ilha de Malta. Nesta área de operações ocorrem, por norma, muitos pedidos de Busca e Salvamento e, tanto os meios aéreos (aeronaves) como os de superfície (navios), são regularmente activados.
Nesta primeira semana, o P-3C Cup+ da Esquadra 601 - "Lobos" efectuou mais de 30 horas de voo. Esta operação conta com a participação da Força Aérea Portuguesa até 31 de Agosto.
A Operação INDALO, com sede em Málaga (Espanha), é conduzida na costa sul do Reino de Espanha, existindo uma excelente relação, nomeadamente a nível da coordenação, entre a Força Aérea Portuguesa e as autoridades espanholas.
Nesta primeira semana, o C-295M da Esquadra 502 - "Elefantes" efectuou mais de 28 horas de voo. Esta operação conta com a participação da Força Aérea Portuguesa até 31 de Julho. (EMGFA)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.