5 de agosto de 2015

DIA DO FUZILEIRO 2015

Numa iniciativa que conta já com sete edições, as comemorações do "Dia do Fuzileiro 2015", tiveram lugar na Escola de Fuzileiros no primeiro sábado do mês de Julho, como é habitual, este ano a 04 de Julho. Demonstração paradigmática do lema "Fuzileiro uma vez, Fuzileiro para Sempre!", constitui-se como uma oportunidade de reunião, de regresso à Casa Mãe, de todos aqueles quantos serviram nos Fuzileiros desde 1961 até à data de hoje, contando também com a presença de familiares e amigos.

Num ambiente de convívio, homenagem e espírito de camaradagem,criou-se uma oportunidade de demonstrar, com orgulho, a antigos fuzileiros, o que hoje fazem os seus sucessores e como irão continuar a ser o espelho do verdadeiro espírito do Corpo de Fuzileiros.

À semelhança de anos anteriores, foi disponibilizada, a todos aqueles que quiseram experimentar ou reviver bons momentos, a execução da Pista de Lodo, local icónico da Escola de Fuzileiros, bem como passeios de LARC, botes e LAR.

Para este ano, mais uma vez em colaboração activa com a Associação de Fuzileiros, o tema base seleccionado para as comemorações foi "A Educação Física na Escola de Fuzileiros". Expressando o mesmo, foi inaugurada uma Placa Toponímica no (agora renovado) Ginásio da Escola de Fuzileiros e uma exposição fotográfica alusiva ao tema, homenageando o primeiro responsável pela Educação Física na Escola de Fuzileiros, o Comandante Santos Patrício.

Para além destas actividades, o Museu do Fuzileiro, contando com o apoio da Associação de Modelismo de Almada, acolheu este ano uma exposição e realização de workshop de modelismo, dedicados a modelos à escala, relacionados com os Fuzileiros, a Marinha Portuguesa e a temática militar/naval. Ainda neste espírito de demonstração cultural, ocorreu na parada da Escola de Fuzileiros, uma exposição de viaturas museológicas da Marinha, que contou com a inestimável colaboração da Direcção de Transportes.

Na Cerimónia Militar, simples mas cheia de significado, antecedida da celebração litúrgica pelo Capelão Licínio, as forças em parada foram constituídas pela Fanfarra da Armada, Bloco de Estandartes Nacionais do Corpo de Fuzileiros, Guiões das antigas e actuais Unidades de Fuzileiros, do Batalhão Ligeiro de Desembarque, da Associação de Fuzileiros e das suas Delegações, pela Companhia de Apoio de Fogos, a dois pelotões e por um Pelotão de antigos combatentes da Associação de Fuzileiros.

Sendo este um momento de homenagear todos aqueles que servem e serviram o Corpo de Fuzileiros, bem como os camaradas que já nos deixaram, teve lugar uma Cerimónia de homenagem aos Mortos em Defesa da Pátria com deposição de coroa de flores no monumento do Fuzileiro.

No seu discurso, e relativamente à data que se assinalou, o Presidente da Associação de Fuzileiros, CMG FZ António Ruivo referiu que "Comemoramos hoje, …na "Casa Mãe", …por onde todos nós entrámos para servirmos Portugal na Marinha e nos Fuzileiros, e que nos encheu deste orgulho e deste inexplicável sentimento de pertença". Ainda sobre esta celebração e o que lhe está subjacente, o Comandante do Corpo de Fuzileiros,Contra-almirante Sousa Pereira, no seu discurso disse que "O Dia do Fuzileiro é sobre pessoas: …é da participação individual que se constrói esta extraordinária moldura humana, este grupo excepcional de pessoas com quem me orgulho de poder partilhar este momento.… Ser fuzileiro é ser Homem, define um grupo e descreve uma missão na vida; «Um fuzileiro nunca fica para trás», é um bom mote para a um dia de memória, de partilha, e de união".

Este ano, as comemorações contaram com mais de mil participantes, a sua maioria Fuzileiros na reserva e reforma, relevador da importância que este dia tem, sendo também um reconhecimento de todos aqueles que deram o seu tempo, disponibilidade, empenho e saber, merecendo de todos nós toda a estima, consideração e respeito.  (CF)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.