27 de agosto de 2015

FORÇA DA NATO ABRE A VISITAS ESTE FIM DE SEMANA EM LEIXÕES

​Nos dias 29 e 30 de Agosto, das 14h00 às 18h00, a fragata da Marinha Portuguesa, NRP D. Francisco de Almeida, e a fragata da Marinha Canadiana, HMCS Winnipeg, atracadas na Doca 1 Norte (Leça) do porto de Leixões, estarão abertas ao público.

Esta Força Naval de Reacção Imediata da NATO, Standing NATO Maritime Group 1 (SNMG1) é comandada por Portugal, pelo Contra-almirante Alberto Manuel Silvestre Correia.
Portugal iniciou o Comando da SNMG1 em Junho de 2015, destacando-se desde já a participação em operações e exercícios aeronavais de alta intensidade no Mar Negro, em resultado das medidas de tranquilização implementadas pela NATO, face à crise ucraniana.

Durante o período de Comando do Contra-almirante Silvestre Correia, a SNMG1 participará activamente na Operação "ACTIVE ENDEAVOUR", no Mediterrâneo Oriental, integrando o esforço internacional contra o terrorismo. A Força irá também realizar operações e exercícios multinacionais no Mar Báltico, no Mar do Norte e Atlântico Norte, tendo previsto participar no "Trident Juncture 15", que será o maior exercício NATO realizado após o período da Guerra Fria e permitirá treinar e testar a NATO Response Force.

Para além do Navio-almirante português, a SNMG1 é actualmente composta pela fragata canadiana HMCS Winnipeg, estando previsto que em breve, outras Unidades Navais de Espanha, da Noruega e de França integrem a Força.

A SNMG1 é uma das quatro Forças de elevada prontidão, que garantem à NATO, a manutenção de uma capacidade marítima permanente, para ser empregue em operações e outras actividades, quer em tempo de paz quer em períodos de crise ou conflitos. (MGP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.