18 de agosto de 2015

Helicópteros Puma continuam sem comprador

Um concurso público e outro de venda por ajuste directo depois, o Estado português não encontrou quaisquer compradores para os ‘velhinhos’ helicópteros Puma, adquiridos por Portugal ainda nas décadas de 60 e 70 do século passado. 

De acordo com o Diário da República de ontem, o Ministério da Defesa Nacional cancelou o procedimento de "alienação a título oneroso de oito aeronaves SA-330 Puma e material sobressalente", lançado em Abril deste ano, uma vez que "não foi recebida nenhuma proposta até à data-limite de entrega". 

Segundo o despacho assinado pelo ministro Aguiar-Branco a 31 de Julho, estas "aeronaves não são necessárias às Forças Armadas". Os Puma operaram durante a guerra colonial e foram entretanto substituídos pelos EH 101 Merlin. Quatro dos oito aparelhos estão em bom estado de conservação e os restantes precisam de manutenção. Os custos de manutenção elevados estão na origem da decisão de venda. Ao CM, o Ministério da Defesa disse que vai agora avaliar se reabre novo concurso ou se lança propostas por convite. Fonte: C.M

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.