A Associação de Turismo Militar Português foi lançada esta semana e conta, para já, com dois roteiros nacionais por monumentos, batalhas e protagonistas da história militar do país.
O objectivo do novo organismo – apresentado oficialmente esta segunda-feira no Quartel de Santo Ovídeo, no Porto – é divulgar o património histórico e militar de Portugal através de vídeos e aplicações móveis.
Para já, o site e a app “Turismo Militar”– disponível para iOS e Android – disponibilizam apenas dois roteiros: um ligado à defesa do Alentejo e outro associado à presença dos Templários em Portugal.
No primeiro, Dinis de Melo e Castro é o herói do itinerário proposto e a sua história serve de introdução a uma rota de castelos, muralhas, fortes e quartéis, desde Elvas a Estremoz, num passeio pela Guerra da Restauração Portuguesa do século XVII.
Já no roteiro dos Templários, é Gualdim Pais que nos leva nos “passos da defesa militar do território português do Médio Tejo, que ficou a cargo da Ordem Templária há quase mil anos”, com visita ao castelo de Tomar e Convento de Cristo, à antiga vila de Ourém ou ao castelo de Almourol, entre outros.
Cada monumento referido nos roteiros aparece localizado no mapa e conta com uma pequena descrição, sendo ainda possível ir ouvindo as informações disponibilizadas ou participar num quizz de conhecimentos.
Para explorar cada itinerário, a aplicação apresenta duas possibilidades: seguir o roteiro completo – no qual “o utilizador irá seguir os passos históricos do herói”, desde o local onde “iniciou as suas viagens” até ao sítio “onde encontrou o seu fim” - ou configurar a sua própria rota, seleccionando os monumentos que quer incluir na visita.
Segundo Álvaro Covões, presidente da nova associação, há um terceiro roteiro a ser trabalhado, sobre os Descobrimentos, e na lista de heróis a surgir nas aplicações móveis ou em filmes publicitários estão ainda Vasco da Gama ou Gago Coutinho.
Durante a cerimónia de apresentação, o dono da produtora Everything Is New, e agora também presidente da Associação de Turismo Militar Português, defendeu que este novo projecto é uma “grande oportunidade de criar o storytelling [narração de histórias], como muitos países têm", de forma a dar a conhecer aos turistas estrangeiros e nacionais a história militar e os heróis portugueses do passado.
"Temos a obrigação de criar conteúdos para que as pessoas experimentem o país não só pela sua gastronomia, pela simpatia do seu povo, pela beleza da sua natureza e dos seus monumentos, mas também pela sua história", acrescentou o empresário, de acordo com a agência Lusa.
No lançamento oficial da associação esteve também presente o ministro da Defesa Nacional, para quem “o grande desafio que esta associação tem, e que é um bypass [passagem] entre um passado e um futuro diferente de contar muito da nossa história, é de reforçar, ligando e interligando a lógica patrimonial a conteúdos que reforcem o orgulho de ser português".
Segundo José Pedro Aguiar Branco, além de ser “uma fonte acrescida de receitas”, o novo projecto poderá chegar a vários públicos-alvo e dar informação de forma rápida e adequada através das novas tecnologias, reforçando o conhecimento da história de Portugal.
O novo projecto conta com a participação da Associação Nacional do Turismo, Instituto Politécnico de Tomar, Universidade Portucalense, Fundação Aljubarrota e Direcção-Geral de Recurso de Defesa Nacional.
O sector do turismo militar tem sido uma aposta do Ministério da Defesa Nacional, que desde 2012 tem trabalhado em conjunto com várias entidades ligadas ao turismo em Portugal e assinado protocolos pontuais com instituições regionais.
Site: Turismo Militar
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