11 de setembro de 2015

COMPARAÇÃO DE PRÁTICAS DE MONITORIZAÇÃO DE RADIAÇÃO IONIZANTE

Decorreu, em 28 de Agosto, a 1.ª Acção no Terreno de Comparação de Práticas de Monitorização de Radiação Ionizante na Agência Portuguesa do Ambiente, em Alfragide.

Este evento, sendo o primeiro de futuras acções de interacção das várias entidades responsáveis pela monitorização regular do território nacional ou de resposta a uma crise, serviu para verificar os equipamentos existentes nas várias entidades e identificar necessidades de sincronia nos procedimentos e relatórios gerados.

O Exército Português, através do Regimento de Engenharia N.º 1, participou nesta actividade com uma representação de militares da Equipa de Defesa, Biológica, Química e Radiológica, da Companhia de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (CDefNBQR ) e empenhou, em fontes reais, equipamento de Detecção e Identificação Radiológica. 

Apesar das várias entidades se terem apresentado com equipamentos de monitorização, nem todas possuem capacidade de identificação radiológica. Ficou patente que o Exército possui, por intermédio da CDefNBQR, monitores e identificadores de radiação actuais e com uma grande fiabilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.