1 de outubro de 2015

EXERCÍCIO CELULEX 15

Realizou-se no período de 21 a 25 de Setembro, no Regimento de Transportes, o exercício anual da série CELULEX. Os exercícios da série CELULEX visam exercitar a capacidade de resposta do Exército em Missões de Interesse Público no âmbito das ameaças Biológicas, Químicas e Radiológicas.

Através do Elemento de Defesa Biológica, Química e Radiológica (ElDefBQR), o Exército constitui, em caso de necessidade, uma força com uma prontidão de duas horas, para dar resposta a acidentes/incidentes Biológicos, Químicos e Radiológicos, actuando assim como Agente de Protecção Civil. Ao congregar um conjunto de valências que vão desde o Módulo de Segurança, Sanitário, Equipa de Defesa BQR, Equipas Avançadas de Defesa Biológica, Química e Destacamento de Intervenção Imediata EOD, o ElDefBQR do Exército consegue responder com elevada prontidão a este tipo de ameaças.

Participaram neste exercício Equipas da Agência Portuguesa do Ambiente e do Campus Tecnológico e Nuclear do Instituto Superior Técnico, pretendendo-se desta forma treinar e coordenar procedimentos bem como partilhar informação e conhecimentos, potenciando desta forma uma resposta mais eficaz face a uma possível ameaça. A necessidade de coordenação e interacção entre as diversas entidades com responsabilidade nestas áreas ficou bem patente durante a ameaça de surto do Vírus Ébola, em que a concertação de esforços permitiu potenciar a capacidade de resposta das autoridades Nacionais, cabendo ao ElDefBQR do Exército, no âmbito desta ameaça, tarefas de descontaminação terminal de infraestruturas e de viaturas.

As capacidades residentes no ElDefBQR, aliadas ao treino que tem sido garantido através da realização deste tipo de exercícios, permitem garantir uma resposta operacional válida, segura e eficaz, dando o Exército um importante contributo para Segurança Nacional. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.