1 de outubro de 2015

Exercício da NATO junta 30 mil militares

O exercício da NATO 'Trident Juncture 2015' arranca no sábado e estende-se até dia 6 de Novembro, em Portugal, Espanha e Itália, juntando cerca de seis mil efectivos portugueses, em mais de 30 mil militares na totalidade. 

Considerado o maior exercício militar desde 2002, o 'Trident Juncture 2015' será constituído por duas fases, o exercício de Postos de Comando (CPX), que decorre entre 3 e 16 de Outubro, e o exercício com Forças (LIVEX), entre 21 de Outubro e 06 de Novembro. 

Além dos militares que participam directamente no exercício (940 integrados na Força de Resposta da NATO -- Organização do Tratado do Atlântico Norte, OTAN na sigla em inglês - 2016 e 2220 nos meios complementares), Portugal disponibilizará ainda mais 3000 militares que funcionarão como forças de apoio (Host Nation Support), totalizando em cerca de 6000 os efectivos portugueses envolvidos neste exercício. 

O 'Trident Juncture' vai envolver, no conjunto dos três países, mais de 30 mil efectivos de cerca de 30 nacionalidades. 

Segundo o Estado-Maior-General das Forças Armadas, os exercícios aéreos concentrar-se-ão em Itália, os terrestres em Espanha, e em Portugal decorrerá maioritariamente a componente marítima. 

Em Portugal, o exercício militar de grande visibilidade vai decorrer nas zonas de Beja, Santa Margarida, Tróia e Setúbal e contará, em território nacional, com mais de 10 mil efectivos de 14 países participantes, segundo um anúncio de Julho, numa conferência de imprensa que decorreu no Comando Conjunto para as Operações Militares, em Oeiras. 

"O objectivo principal do exercício é garantir a capacidade da NATO em planear, gerar, preparar, projectar e sustentar forças e meios atribuídos em qualquer região do globo", afirmou na ocasião o ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco. 

O exercício inclui ainda três dias compostos por cerimónias que contam com a presença de vários visitantes. O primeiro dos quais terá lugar em Itália, a 19 de Outubro, e o segundo a 04 de Novembro, em Espanha. 

Portugal receberá o dia dos visitantes ilustres a 05 de Novembro, que juntará chefes militares da NATO e chefes militares portugueses. (Correio da Manhã)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.