16 de outubro de 2015

Ministério da Defesa Nacional | Comunicado 15 de Outubro

Na sequência das declarações/comunicado do Bloco de Esquerda sobre a realização, em Portugal, do exercício da NATOTrident Juncture 2015 com o título “NATO não é bem-vinda em Beja”, o Ministério da Defesa Nacional informa:

A realização, em Portugal, do exercício NATO Trident Juncture 2015 está prevista e encontra-se em preparação, desde maio de 2013, altura em que Portugal e Espanha, a que se juntou posteriormente Itália, manifestaram vontade de acolher, de forma combinada, o referido exercício.

A realização deste exercício não tem qualquer relação com o actual momento de “formação de um novo Governo”, como sugere o Bloco de Esquerda.

O NATO Trident Juncture 2015 é um exercício que visa potenciar a contribuição efectiva das Nações e a interoperabilidade das forças, contando com a participação de cerca de 36.000 elementos, de mais de 30 países da Aliança e Parceiros.

O Ministério da Defesa Nacional relembra ainda que Portugal é membro da NATO desde 1949. Para além do tratado internacional, formalmente assinado e ratificado pelo Estado Português, existe uma relação de amizade e confiança com os países membros desta organização.

Este tipo de posições públicas, de partidos com responsabilidade parlamentar, como é o caso do Bloco de Esquerda, em nada ajudam ou servem os interesses nacionais. Em especial numa época em que são várias as ameaças à segurança e à paz, na comunidade internacional em que Portugal se insere.

O Gabinete do Ministro da Defesa Nacional

Lisboa, 15 de Outubro de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.