20 de outubro de 2015

VAI COMEÇAR O MAIOR EXERCÍCIO NATO DA DÉCADA

Esta fase do Trident Juncture 2015 (TRJE15), que se prolonga até dia 06 de Novembro e que conta com a participação em Portugal de cerca de 13400 militares de 14 nações da Aliança (3200 Nacionais directamente envolvidos no exercício e 10200 de nações aliadas), tem por objectivo o treino táctico das diversas unidades complementando a sua certificação, e dos Comandos de Componente da NRF16.

Em Portugal, o exercício militar de grande visibilidade vai decorrer nas zonas de Beja, Santa Margarida, Tróia e Setúbal e contará no terreno com mais de 10 mil efectivos de 14 países participantes.

Organizado com o apoio de 3 nações hospedeiras: Itália, Espanha e Portugal, este é o maior exercício da história recente da NATO, pós Guerra Fria, e o evento de maior visibilidade realizado em 2015, envolvendo toda a estrutura de Comando da Aliança e contando com a participação de cerca de 36.000 pessoas, de mais de 30 países da Aliança e Parceiros.

O objectivo principal do exercício é demonstrar a capacidade da NATO em planear, gerar, preparar, projectar e sustentar forças e meios atribuídos.

A Aliança pretende mostrar um aumento do nível de ambição na guerra moderna conjunta e que possui a capacidade adequada para enfrentar os desafios de segurança actuais e futuros.

Mais de 12 organizações internacionais, agências de auxílio e organizações não-governamentais, participam também no exercício, comprovando o compromisso e a contribuição da NATO para uma abordagem abrangente no âmbito da segurança internacional.

As componentes Aérea, Terrestre, Marítima e de Operações Especiais de diversos Quartéis-generais NATO participam simultaneamente em várias localizações para treinarem num ambiente complexo com vista a melhorar todo o espectro de capacidades da Aliança.

Na final do Trident Juncture 2015, o Quartel-general do Comando de Forças Conjuntas Brunssum  será oficialmente certificado para liderar a Força de Resposta da NATO (NRF 16) ao longo de 2016, caso seja activada. (Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.