5 de novembro de 2015

TREINO DA ARTILHARIA DE CAMPANHA PORTUGUESA NO EXERCÍCIO TRIDENT JUNCTURE

Na fase LIVEX do Exercício Trident Juncture 15 (TRJE15), que decorre no Campo Militar de Santa Margarida até 06 de Novembro, o Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) tem como missão assegurar o apoio de fogos contínuo e oportuno à Brigada Multinacional Canadiana (MN CA Bde) que é constituída por cerca de 2.700 militares de sete nacionalidades.

Esta subunidade da MN CA Bde é um GAC misto constituído por 253 militares de 3 Baterias: a Bateria de Comando e Serviços com 77 militares, onde se inclui o Pelotão de Aquisição de Objectivos do Regimento de Artilharia Nº 5 (Vendas Novas); a 1ª Bateria de Bocas-de-fogo (Light Artillery Battery NRF 2015), equipada com o obus M119 LG 105 mm, constituída por 93 militares do Regimento de Artilharia Nº 4 (Leiria); e a Bateria M109 A5 AP 155 mm, com 83 militares do GAC/BrigMec (Santa Margarida).

A primeira fase do LIVEX decorreu num período de 10 dias, denominado Serialized Field Training Program (SFTP), e teve como objectivo treinar as Tácticas Técnicas e Procedimentos (TTP) das unidades da MN CA Bde. Nesta fase de treino, que permitiu estabelecer a interoperabilidade entre as forças multinacionais, destacam-se as sessões de fogos reais efectuadas pelas Baterias do GAC em apoio aos Batalhões de manobra Português, Italiano e Canadiano. Os pedidos e regulação do tiro foram efectuados por observadores avançados e equipas de controladores aéreos italianos, canadianos e portugueses que integraram o apoio de fogos do GAC com a manobra terrestre e missões de apoio aéreo próximo da Força Aérea.

Durante a conduta do SFTP foi possível confirmar a prontidão e capacidade de resposta do GAC, não só em termos de procedimentos NATO, mas também na capacidade dos sistemas de armas e meios de comando e controlo. Constatando-se que os meios da Artilharia de Campanha nacionais estão prontos a actuar, de forma autónoma, em ambiente multinacional e em todo o espectro das operações.

Na segunda fase do LIVEX, que vai decorrer até 06 de Novembro, vai ser efectuada a travessia do Rio Tejo e um ataque deliberado para conquistar uma posição defensiva inimiga. Durante toda esta operação o GAC vai continuar a assegurar o apoio de fogo contínuo e oportuno à MN CAN Bde. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.