12 de dezembro de 2015

Ministro da Defesa Nacional defende reforço de cooperação no mediterrâneo

O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, sublinhou esta manhã, em Tunes, durante o 11º Encontro dos Ministros da Defesa dos países da Iniciativa “5+5 Defesa”, a necessidade de aprofundar a cooperação militar entre os países participantes, de forma a enfrentar os graves desafios que ameaçam a estabilidade do Mediterrâneo ocidental.

“As ameaças que afectam a nossa região constituem desafios comuns que exigem uma reflexão também ela comum e uma acção concertada dos dez países do Mediterrâneo ocidental”, afirmou o Ministro da Defesa Nacional. A acção destrutiva do Daesh, a proliferação de organizações terroristas transnacionais, as redes de crime organizado e a sua ligação ao tráfico de seres humanos e, em especial, de refugiados e de outros migrantes, foram identificadas por Azeredo Lopes como problemas fundamentais para a segurança do Mediterrâneo.

O Ministro da Defesa Nacional sublinhou a importância da realização de exercícios militares conjuntos, dando como exemplo mais significativo o Exercício SEABORDER 2015, realizado ao largo de Portimão há cerca de dois meses (29 de Setembro a 2 de Outubro), e que permitiu testar a interoperabilidade das Forças Armadas dos nove países que integraram o exercício.

“O sucesso deste exercício é certamente a expressão mais visível do reforço da confiança entre as nossas Forças Armadas, contribuindo para a sua interoperabilidade”, afirmou Azeredo Lopes, “e constitui uma boa razão para mantermos como objectivo o reforço deste tipo de iniciativas”, acrescentou.

Portugal tem em desenvolvimento vários projectos de cooperação entre as Forças Armadas Portuguesas e as Forças Armadas dos países do sul do Mediterrâneo que integram a Iniciativa “5+5 Defesa”, abrangendo a formação, o treino e exercícios militares, assim como o desenvolvimento das respectivas indústrias de defesa.

O 11º Encontro de Ministros da Defesa da Iniciativa “5+5 Defesa” decorreu nos dias 9 e 10 de Dezembro em Tunes e reuniu os Ministros da Defesa dos 10 países do Mediterrâneo que integram esta iniciativa – Argélia, França, Itália, Líbia, Malta, Marrocos, Mauritânia, Portugal, Espanha e Tunísia –, que se comprometeram na declaração final do encontro a consolidar a cooperação a 10, em especial no domínio da segurança e estabilidade das fronteiras, e afirmaram a sua determinação em estabelecer mecanismos comuns para o desenvolvimento de capacidades operacionais e troca de informações para enfrentar de modo mais eficaz as ameaças e os desafios comuns.

Durante o encontro a Tunísia transmitiu a presidência da Iniciativa “5+5 Defesa” à Argélia, que terá a responsabilidade principal pela dinamização das actividades desta plataforma de cooperação na área da defesa para 2016. (DEFESA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.